fbpx

Imagens Mais Recentes da Sonda Rosetta Mostram Detalhes Impressionantes Da Superfície do Cometa Churyumov-Gerasimenko

rosetta_cometa_29_julho


observatory_1501051Está chegando a hora do grande encontro!!! A sonda Rosetta, cada dia que passa, se aproxima mais e mais do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e a cada dia que está mais próxima do cometa, as imagens que ela nos manda são mais espetaculares. A última imagem enviada para a Terra e feita com a câmera de ângulo restrito da sonda, a famosa câmera NAC, revela detalhes impressionantes da superfície do cometa. Feita, no dia 29 de Julho de 2014, a uma distância de cerca de 1950 km do alvo, a resolução da imagem é de 37 metros por pixel. Claramente na imagem é possível ver o brilhante “pescoço”, que conecta os dois lobos do núcleo, juntamente com algumas outras partes discretas, mais brilhantes. A explicação sobre tais feições ainda é motivo de muita discussão – elas poderiam existir devido à diferença no material que constitui o cometa, ou na diferença do tamanho dos grãos, ou até mesmo serem feições topográficas. Uma mancha escura perto do pescoço está mais relacionada a um efeito de sombra. Uma grande depressão na superfície é aparente na parte mais superior do lobo pequeno, nessa orientação.

Outra imagem espetacular, foi feita no dia 1 de Agosto de 2014, é mostrada abaixo e também mostra detalhes impressionantes da superfície do cometa. No lobo menor, abaixo, pode-se ver pequenas crateras que pontuam a superfície do Churyumov-Gerasimenko. A região do pescoço que liga os dois lobos do núcleo continua se apresentando mais brilhante. Na parte central do lobo superior, que aparece na parte superior da imagem, pode-se ver o que se assemelha a uma cadeia de montanha, com um platô achatado. As explicações para essas feições, para as diferenças de tonalidade serão dadas a partir do momento que a Rosetta entrar na órbita do cometa.

rosetta_cometa_1_agosto


rosetta_cometa_1_agostob


Para finalizar essa atualização sobre a caçada do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, o vídeo abaixo foi feito a partir de dados obtidos pelo instrumento OSIRIS e com modelos do cometa e mostra como será a chegada da sonda Rosetta ao seu destino final.


Fontes:

http://astronomy.com/news/2014/07/latest-rosetta-image-reveals-terrific-detail-of-comets-surface

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/02/sunrise-at-comet-67pc-g/

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/02/cometwatch-1-august/

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .