fbpx

Imagens Inesquecíveis do Trânsito de Vênus: O Trânsito na Terra e No Espaço

Continuando na nossa divulgação das imagens e fatos do trânsito de Vênus do último dia 5/6 de Junho de 2012, aqui mais algumas imagens e vídeos desse fenômeno. O vídeo acima pode ser considerado como a visão mais clara do trânsito de Vênus no disco solar e foi feito desde a órbita da Terra. O satélite Solar Dynamics Observatory obteve uma visão sem interrupções registrando o trânsito não somente na luz óptica mas também nas faixas da luz ultravioleta. O vídeo acima foi compilado juntamente com uma música para dar mais emoção ao momento. Embora o evento possa ter sido bem sucedido no lado científico para, por exemplo, determinar os componentes da atmosfera de Vênus, o evento certamente se provou um sucesso no âmbito cultural envolvendo pessoas ao redor do mundo na observação desse raro fenômeno astronômico. Muitas imagens espetaculares do trânsito de Vênus, ou feitas da Terra, ou da órbita da Terra não param de surgir. A imagem abaixo é outra imagem feita pelo SDO em outro comprimento de onda mostrando o momento final do trânsito.

Quando falamos que o trânsito pôde ser registrado na Terra e na órbita da Terra, não estamos falando apenas dos satélites de observação solar. A bordo da Estação Espacial Internacional, pela primeira vez na história da astronomia, um astronauta pôde observar e fotografar o fenômeno do espaço. Esse feito foi feito por Dom Pettit. Já não bastasse o fato de um ser humano fotografar esse tipo de fenômeno do espaço, o que também chamou a atenção foi o fato das imagens obtidas serem carregadas quase que em tempo real. As três imagens abaixo mostram como o fenômeno pôde ser visto e fotografado desde a ISS.

Vênus é um planeta que atualmente é monitorado por uma sonda, a Venus Express, essa sonda fez imagens do planeta enquanto ele cruzava o disco do Sol. Lógico desse ponto de vista não existe nada espetacular. Mas os cientistas poderão utilizar os dados adquiridos e imagens detalhadas para estudar melhor a composição da atmosfera do planeta. O vídeo abaixo mostra uma compilação de dados feitos da Venus Express, mostrando inicialmente a parte sul do planeta e depois movendo-se para a parte equatorial.

Na Terra existem locais que podem ter feito o fenômeno mais inesquecível ainda, um desses lugares é Svalbard. No verão, ocorre um fenômeno já interessante nesse local, o Sol da Meia Noite. Assim sendo, no dia 5 de Junho dois fenômenos puderam ser observados, o trânsito de Vênus no Sol da Meia Noite. O vídeo abaixo mostra uma sequência de imagens obtidas do trânsito nessa situação inusitada.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120611.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .