Imagens do Sobrevôo Sobre Fobos

Imagens do recente sobrevôo sobre Fobos, realizado em 7 de Março de 2010, foram lançadas hoje. As imagens mostram a lua rochosa de Marte em espetacular detalhe, com uma resolução de apenas 4.4 metros por pixel. As imagens focam no local de pouso proposto para a missão Fobos-Grunt.

A sonda Mars Express da ESA orbita o Planeta Vermelho numa órbita altamente elíptica, e polar que permite uma aproximação de Fobos a cada cinco meses. Ela é a única sonda atualmente em órbita ao redor de Marte que a órbita é longa o suficiente para fornecer uma boa visão de Fobos.

Como a nossa lua, Fobos sempre mostra a mesma face para o planeta, então somente voando para fora da órbita é possível observar o lado escuro. A sonda Mars Express fez isso nos dias 7, 10 e 13 de Março de 2010. A sonda também coletou dados utilizando outros instrumentos.

Fobos é um corpo irregular medindo 27 x 22 x 19 Km. Sua origem ainda é debatida. Ele parece ter muitas características na superfície que se assemelham aos asteróides do tipo carboníferos C, o que sugere que ele pode ter sido capturado dessa população. Contudo é difícil explicar tanto o mecanismo de captura  como a subseqüente evolução da órbita num plano equatorial de Marte. Uma hipótese alternativa é que a lua se formou ao redor de Marte e que é uma parte remanescente do período de formação planetária.

Em 2011, a Rússia irá mandar a missão chamada Fobos-Grunt (que significa Solo de Fobos) que irá pousar na lua marciana e coletará amostras do solo e então retornará para a Terra para análises.

Por razões operacionais e de segurança de pouso, o local de pouso proposto foi selecionado no lado escuro de Fobos dentro de uma área entre 5°S-5°N, 230-235°E. Essa região foi imageada pela câmera de alta resolução HRSC da sonda Mars Express durante o sobrevôo de Julho e Agosto de 2008 em Fobos. Mas novas imagens do HRSC mostraram que a vizinhança do local de pouso possuem condições diferentes, como uma melhor iluminação do Sol, se mantendo altamente valiosa para os planejadores da missão.

É esperado que as estações da ESA baseadas na Terra farão parte da missão controlando e recebendo dados de telemetria e fazendo medidas da trajetória, incluindo a implementação de uma interferometria de linha de base extremamente longa. Essa operação é realizada com base no contrato de colaboração entre a Agência Espacial da Federação Russa e a ESA nos arcabouços dos projetos Fobos-Grunt e ExoMars.

A primeira imagem de 7 de Março de 2010.
Fobos em 3D.
Locais de pouso propostos para a missão Fobos-Grunt.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art19078/phobos-flyby-images.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.