Imagens de Radar de Goldstone Mostram o Asteroide 2013 ET

goldstone_radar

observatory_150105Uma sequência de imagens de radar do asteroide 2013 ET foi obtida no dia 10 de Março de 2013, pelos cientistas da NASA usando a antena de 70 metros da Deep Space Network em Goldstone, na Califórnia, quando o asteroide passou a 1.1 milhões de quilômetros de distância da Terra, ou algo em torno de 2.9 vezes a distância da Lua.

As imagens de radar sugerem a forma irregular para o objeto que tem no mínimo 40 metros de largura. As 18 imagens de radar foram feitas num intervalo de 1.3 horas. Durante esse intervalo, o asteroide completou somente uma fração de sua rotação, sugerindo que ele gira uma vez a cada poucas horas em torno de seu próprio eixo.

As observações de radar foram lideradas pela cientista Marina Brozovic e Lance Benner do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Califórnia.

O radar é uma poderosa técnica para estudar as características de asteroides como tamanho, forma, rotação, feições superficiais e rugosidade da superfície além de melhorar o cálculo da órbita dos asteroides. As medidas de radar das distâncias dos asteroides e de suas velocidades muitas vezes permitem o cálculo da órbita de um asteroide mais além no futuro do que seria possível se observações de radar não fossem realizadas.

A NASA detecta, rastreia e caracteriza asteroides e cometas que passam perto da Terra usando tanto telescópios baseados no espaço como na Terra. O Near-Earth Object Observations Program, comumente chamado de Spaceguard, descobre esses objetos, caracteriza um subconjunto deles, e plota suas órbitas para determinar se eles poderiam ser potencialmente perigosos para o nosso planeta.

O JPL gerencia o Near-Earth Object Program Office para o Science Mission Directarate da NASA em Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia, em Pasadena na Califórnia.

Mais informações sobre os asteroides e os near-Earth Objects podem ser encontradas em: http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch. Mais informações sobre a pesquisa de asteroides por radar podem ser encontradas em: http://echo.jpl.nasa.gov/. Mais informações sobre a Deep Space Network podem ser encontradas em:  http://deepspace.jpl.nasa.gov/dsn.

alma_modificado_rodape105