fbpx

Imagens de Mercúrio Mostram Jovem Cratera Em Visão Oblíqua e O Material Derretido da Cratera Hokusai


Essa bela imagem obliqua de Mercúrio, mostrada acima mostra uma cratera de impacto nova e foi capturada enquanto a sonda MESSENGER fazia uma manobra para melhor registrá-la, mas o resultado foi tão bom que resolveram publicar essa imagem. A proposta principal para essa manobra foi para que o instrumento Mercury Atmospheric and Surface Composition Spectrometer (MASCS) pudesse coletar um espectro de refletância do material ejetado pela cratera.

Detritos interplanetários atingem a superfície de Mercúrio com tanta força que porções da superfície rochosa no local do impacto derretem. Nessa imagem de alta resolução de Mercúrio, feita pela sonda MESSENGER mostra o interior e o material ejetado da cratera Hokusai, onde é possível ver a superfície suave onde o material derretido pelo impacto se depositou e esfriou formando novas planícies rochosas.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/messenger/multimedia/index.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .