Imagens de Brilho Aparente e Topografia da Cratera Vibidia em Vesta

A imagem da esquerda mostrada acima, é uma imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn e mostra o brilho aparente da superfície do asteroide Vesta. Já a imagem à direita é baseada na mesma imagem de brilho aparente, porém foi colorida de modo que as diferentes cores indicam a topografia nessa região do asteroide. A topografia de Vesta é calculada a partir de um conjunto de imagens feitas de pontos de vista diferentes, o que permite que se possa fazer uma reconstrução estereográfica da cena. As diferentes cores representam a elevação das feições imageadas. As áreas em branco e em vermelho na imagem topográfica correspondem às feições mais altas enquanto que as áreas em azul representam as feições mais baixas. As imagens acima estão centradas na cratera Vibidia que foi recentemente nomeada. Pode se notar claramente a partir da imagem topográfica que estamos numa região inclinada do asteroide Vesta, isso pode ser notado pelo fato da parte superior da imagem ser mais alta do que a parte inferior.

Essas imagens estão localizadas no Quadrante Tuccia do Vesta e centradas nas coordenadas de 26.6 graus de latitude Sul e 220.4 de longitude leste. A sonda Dawn, obteve a imagem de brilho aparente com a sua câmera de enquadramento no dia 21 de Outubro de 2011. A imagem foi feita através do filtro limpo da câmera. No momento da imagem a distância entre a sonda Dawn e a superfície do asteroide Vesta era de 700 quilômetros e a resolução das imagens acima é de 70 metros por pixel. Essa imagem foi obtida durante a chamada fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão da sonda Dawn em Vesta. As imagens foram projetadas usando a projeção Lambert azimutal.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120309

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.