Imagens da Sonda MESSENGER do Hemisfério Sul de Mercúrio Mostram Que Planeta Tem Eixo Pouco Inclinado e Assim Ausência de Estações

Essa imagem foi feita usando a Wide Angle Camera (WAC) da sonda MESSENGER e mostra parte do hemisfério sul do planeta Mercúrio e foi feita bem ao sul, com a câmera da sonda apontada para o norte. A imagem complementar dessa que mostra a outra parte do hemisfério sul de Mercúrio pode ser vista abaixo. Diferente da Terra, Mercúrio  tem uma pequena inclinação de seu eixo, algo em torno de 0.02 graus, é a menor inclinação entre os planetas do Sistema Solar. Como resultado dessa inclinação quase nula, o planeta Mercúrio não apresenta estações como a Terra.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=546

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.