fbpx

Imagens da Sonda LRO Revelam Camadas de Rochas Lunares Próximas do Local de Pouso da Apollo 15


A imagem acima mostra afloramentos de embasamento na borda oeste do Hadley Rille em uma área localizada aproximadamente a 50 km a sudoeste do local de pouso da Apollo 15. Duas linhas paralelas de rochas de alta refletância  se estendem na direção norte-sul no anel oeste do Rille. O lado direito da imagem representa o talude sentido para baixo, onde é possível ver múltiplos pedaços de rochas que provavelmente caíram do afloramento no centro em bilhões de anos desde que o grande canal foi cavado dentro do mar de lava fluida.

Essas duas camadas de afloramentos podem ser quase continuamente observadas ao longo do flanco do Hadley Rille por aproximadamente 2.5 km de comprimento, o que sugere que essas camadas possuem uma área relativamente larga e uma espessura quase que uniforme.

Detalhadas informações topográficas usando o Lunar Orbital Laser Altimeter Digital Terrain Model ou até mesmo imagens estereográficas NAC serão capazes de fornecer aos cientistas lunares medidas precisas da espessura para essas duas camadas de rochas, bem como será possível para os cientistas derivarem estimativas para a espessura do regolito sobreposto nessa área. Essa informação será muito útil para os cientistas lunares que estão atualmente tentando entender o processo geológico envolvido com o vulcanismo dos mares. Se assumirmos que essas camadas correspondem a fluxos de basaltos de mares, então a determinação da espessura e a extensão espacial desses fluxos serão importantes para calcular a viscosidade e o volume de lava que entrou em erupção durante o evento de formação da região. Os esforços de pesquisa como esse estão ajudando os cientistas lunares a definirem questões chaves que serão respondidas por futuras explorações lunares por humanos.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/448-Layers-near-Apollo-15-landing-site.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .