Imagem Tridimensional Mostra Detalhes de Crateras Antigas na Porção Oeste da Bacia Rembrandt em Mercúrio

stereo.EN1018733660M.web


observatory_150105A imagem acima mostra uma região localizada na borda oeste da Bacia Rembrandt. Uma escarpa corta um par de antigas crateras de impacto, deixando-as deformadas. Essa imagem é um anáglifo, que cria um efeito 3D quando observada através de um par de óculos 3D, aquele com as lentes vermelhas e azuis.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imagens estereográficas planejadas. Observações estereográficas planejadas são adquiridas em resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel, usados na construção do mapa base estereográfico. Esses alvos adquiridos com a câmera NAC permitem que a detalhada topografia da superfície de Mercúrio seja determinada para uma determinada área de interesse.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1370


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.