Imagem De Marte Tenta Identificar Cratera Em Duna

A imagem acima foi feita pela câmera HiRISE a bordo da sonda MRO e foi feita com o objetivo de tentar identificar se existe alguma cratera presente na duna. Até 2011 os cientista ainda não tinham identificado dunas com crateras em Marte. Isso leva os cientistas a acreditarem que as dunas são feições recentemente desenvolvidas, já que feições mais velhas geralmente possuem crateras.

Essa duna em particular foi imageada no hemisfério sul de Marte durante o final do outono, assim o gelo começava a se acumular nas feições.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/02/mars-photo-of-day-feb-25-2012.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+marstravel%2FMarsPhoto+%28Mars+Photo+of+the+Day%29&utm_content=FeedBurner

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.