Imagem Telescópica Mostra Lua Semelhante a Desenhada Por Galileu em 1609

Uma excelente época para observar a Lua é quando ela está perto do quarto crescente, quando o terminador, ou seja, a linha que divide o dia da noite, divide a Lua ao meio. Essa imagem da Lua foi feita com um telescópio de 14”SCT e com uma câmera digital e mostra os mares circulares e escuros da Lua, que são na verdade, vastas regiões cobertas por lava, na parte direita da imagem. Ao longo do terminador, crateras e montanhas geram sombras dramáticas, fazendo com que essas feições sejam observadas de maneira incrível. Essa imagem tem praticamente as mesmas condições de iluminação da Lua desenhada or Galileu em 1609. Tanto nos antigos desenhos como nas imagens modernas pode-se ver o Mar da serenidade a leste do terminador e duas cadeias de montanhas que estão cruzando esse mar. A cratera bem proeminente no desenho de Galileu localizada ao sul no terminador tem claramente seu tamanho exagerado, mas não pode ser identificada com clareza, ela poderia ser a cratera Albategnius.

Fonte:

http://www.lpod.org/archive/archive/2004/01/LPOD-2004-01-01.htm

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.