fbpx

Imagem Registra Insetos Voando Perto de Luz Urbana na Hungria

A foto acima mostra vários insetos voando perto da lâmpada de uma rua em Tihany na Hungria. Essa imagem foi feita com 10 segundos de exposição e registra dezenas de insetos sendo atraídos pela luz nessa noite no meio do verão. Evidentemente que muitos insetos usam a luz com a proposta de orientação. Eles fazem isso tentando manter um ângulo constante com relação a fonte de luz, eles então se movimentam mais perto da luz cada vez que eles mudam de posição. Longe das cidades, a Lua serve como uma função similar e permite que os insetos possam se guiar.

Deve-se notar uma coisa interessante, os insetos podem ser mortos quando estão voando perto da lâmpada quente, podem morrer por exaustão, depois de gastar a noite inteira voando ao redor da lâmpada, ou ser comido por algum predador que toma vantagem da iluminação. Gerhard Eisenbeis estimou que para uma cidade como Kiel na Alemanha, com 240000 habitantes e com aproximadamente 20000 lâmpadas de rua, por volta de 360 milhões de insetos são mortos pelas lâmpadas de rua todo ano. A foto acima foi feita no dia 4 de Agosto de 2012.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/09/bug-flights-at-night.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .