Imagem Rara – Cometa Quase Em Frente a M33

Imagem do dia e muito rara. De forma remota astrônomos amadores conseguiram registrar um pequeno cometa quase que em frente a grande e brilhante galáxias Messier 33, ou M33.

A M33 tem um diâmetro principal de 50000 anos-luz chegando até a 60000 anos-luz considerando as suas extensões. Como observada do nosso ponto de vista essa galáxia aparentemente apresenta uma rotação no sentido horário, gastando aproximadamente 200 milhões de anos para realizar uma revolução. Não existe um objeto super massivo em seu centro como em outros objetos desse tipo. Ao invés disso, o núcleo dessa galáxia é recheado com alguns massivos e luminosos aglomerados estelares com o brilho aparente de magnitude 14 e uma massa aproximada de 10000 massas solares. Duas diferentes gerações de estrelas são encontradas aqui, uma população jovem com idade de 40 milhões de anos e outra população relativamente antiga com um bilhão de anos de vida.

A luz integrada emitida pela M33 é azulada devido às numerosas regiões de formação de estrelas. A imagem abaixo mostra como a M33 se apresenta no campo de visão de Hubble, e a segunda imagem mostra a M33 com os aglomerados estelares povoando seu centro.

A imagem do cometa é muito rara, pois normalmente o brilho da galáxia iria se sobrepor ao brilho desse cometa que dificilmente seria identificado. Mas na astronomia como em outras áreas a sorte também tem seu papel, pequeno, mas tem.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo