Nessa foto de 21 de Dezembro de 2007, C. Gordon Fullerton corou quase 50 anos de carreira de voo, incluindo mais de 38 anos com a NASA, com um voo final em um F/A-18 da NASA. Fullerton, que foi astronauta da NASA, piloto de pesquisa e piloto de teste da Força Aérea, morreu no último dia 21 de Agosto de 2013 aos 76 anos de idade.
Nessa missão, Fulerton e o piloto de pesquisa Dryden Jim Smolka voaram um voo acrobático de formação de proficiência de pilotos de 90 minutos com outro Dryden F/a-18 e um Dryden T-38, concluindo com dois sobrevoos de formação de baixo nível do Dryden Flight Research Center da NASA antes de pousarem. Fullerton foi honrado um spray de canhão de água fornecidos por dois caminhões de bombeiro da Base da Força Aérea de Edwards enquanto ele taxiava o F/A-18 na rampa do Dryden e foi então saudado por sua esposa Marie e algumas centenas de funcionários do Dryden depois de seu voo final.
Fullerton começou sua carreira de voos com a U.S Air Force em 1958 depois de conseguir seu bacharelado e seu mestrado em engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Treinado inicialmente como piloto de caça, ele posteriormente passou para bombardeiros de múltiplos motores e tornou-se um piloto de teste de operações de bombardeiros depois de ter cursado a Air Force Aerospace Research Pilot School na Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia. Ele então foi designado como parte da tripulação de voo para o Air Force Manned Orbital Laboratory em 1966. Com o cancelamento desse programa, a Força Aérea designou Fullerton como astronauta da NASA em 1969.
Ele serviu como tripulação de apoio das missões lunares Apollo 14, 15, 16 e 17, e foi mais tarde designado para uma das duas tripulações de voo que pilotou o protótipo do ônibus espacial Enterprise durante o programa Approach and Landing Test no Dryden. Ele então passou 382 horas no espaço quando voou em duas missões iniciais do ônibus espacial, a STS-3 com o Columbia em 1982 e o STS-51F com o Challenger em 1985. Ele se juntou ao banco de tripulações de voos no NASA Dryden depois de deixar de ser astronauta em 1986. Durante os seus 21 anos no Dryden, Fullerton foi piloto de projeto em vários esforços de pesquisas, incluindo o Propulsion Controlled Aircraft, os testes de pouso em alta velocidade dos componentes de pouso do ônibus espacial instalado em um jato modificado Convair 990, o C-140 JetStar Laminar Flow Control, o F-111 Mission Adaptative Wing, o F-14 Variable Sweep Flow Transition, X-29 Vortex Flow Control, a avaliação do transporte supersônico russo Tu-144LL e os projetos do F-18 System Research Aircraft do Dryden.
Ele também foi piloto de projeto para um grande número de projetos de pesquisas envolvendo a agora aposentada nave mãe B-52B do Dryden, e pilotou o laboratório de ciências DC-8 da NASA em missões por todo o mundo. Fullerton também serviu como Associate Director of Flight Operations e chefe de tripulações de voo nos últimos anos. Durante sua longa carreira, Fullerton fez mais de 16000 horas de voo. Ele se aposentou pela Força Aérea em 1988 como coronel, depois de 30 anos de serviços ativos. Fullerton entrou no Astronaut Hall of Fame em 2005, e no International Space Hall of Fame em 1982. Sua aposentadoria na NASA se tornou oficial em 2007.
Fonte: