fbpx

Imagem Mostra Uma Comparação Entre o Planeta Mercúrio e o Lado Visível da Lua


Acima está uma comparação entre a Lua e o planeta Mercúrio. A imagem da Lua foi feita a partir de um mosaico de imagens obtidas pela sonda Clementine. A imagem de Mercúrio foi montada a partir de um mosaico obtido pela sonda Mariner 10. O diâmetro da Lua é de 3468 km e o diâmetro de Mercúrio é de 4880 km.

Essas imagens acima que mostram Mercúrio e o lado visível da Lua tiveram seus brilhos corrigidos de forma relativa. Em média, a superfície de Mercúrio é aproximadamente 15% mais escura nos comprimentos de onda da luz visível do que o lado visível da Lua. Isso é surpreendente para os cientistas planetários pois a superfície de Mercúrio é pobre em ferro, o elemento que presente nas rochas da Lua ajuda na absorção da luz. Observações que estão sendo feitas com a sonda MESSENGER servirão para ajudar a solucionar esse quebra-cabeça.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=636


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .