Imagem Mostra Pinturas Neolíticas em Rochas do Deserto da Somália

As impressionantes pinturas neolíticas em rochas mostradas acima estão localizadas entre Hargeisa e Berbera na Somália. As cavernas graníticas Laas Gaal e as prateleiras de rochas datam de 9000 A.C. e possuem imagens de humanos, vacas (a esquerda), cachorros e até mesmo de girafas. Essas pinturas foram descobertas relativamente recentemente pelos arqueologistas entre 2002 e 2003 e o clima árido da região tem contribuído para preservar de forma quase intacta todas as artes africanas em rochas. Fora da caverna, na parte inferior da foto, pode-se ver um parte do deserto da Somália onde ainda vivem os locais da Somália. A foto acima foi feita em Abril de 2010.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/06/neolithic-rock-paintings-in-somaliland.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.