fbpx

Imagem Mostra Pilar do Sol Registrado em 2003 No Mesmo Dia do Lançamento do Columbia Que Ficaria Marcado Pelo Trágico Acidente em Seu Retorno

No dia 16 de Janeiro de 2003, o Ônibus Espacial Columbia partiu para aquela que seria sua última missão, pois no retorno para a Terra o veículo explodiria no céu sobre o Texas, matando todos os tripulantes e colocando uma mancha na história de sucesso dos ônibus espaciais. Essa era a primeira missão do ano de 2003, a missão trágica era denominada de STS-107. A foto acima foi feita na manhã do dia 16 de Janeiro de 2003, porém só está relacionada com o Columbia pelo fato de ter sido feita no mesmo dia de sua decolagem. Essa imagem foi feita no Lago Ontário, num local um pouco afastado de Caledon em Ontário no Canadá, olhando-se na direção leste. Na foto é possível ver o chamado pilar do Sol, esse fenômeno é gerado pela reflexão da luz do Sol desde os cristais de gelo que gentilmente caem através do ar frio, e parece ser emitido acima do Sol incandescente ainda abaixo do horizonte. Num momento de sorte, foi possível registrar juntamente com esse fenômeno um pouco de névoa e nuvens que se formaram sobre o lago relativamente mais quente dando a impressão de uma fumaça que é expelida pelos foguetes do ônibus espacial dando a ilusão de que se estava presenciando o lançamento do Columbia. O fotógrafo amador Lauri Kangas parou o que estava fazendo na hora para registrar esse momento instantâneo perfeito de um pilar do Sol.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_004.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .