fbpx

Imagem Mostra Panorâmica do Canteiro de Obras do ALMA


Sobrevoar o lado sudoeste sobre os mais de 5000 metros de altura do platô Chajnantor nos Andes Chilenos nos dá uma impressionante visão da construção do ALMA Array Operations site (AOS). Além do crescente número de antenas, as estradas ali localizadas e as próprias antenas já existentes vão dando forma ao local. Essa foto foi feita no dia 24 de Março de 2011 e algumas antenas que já estavam instaladas nesse momento podem ser vistas no centro da imagem.

O ALMA, ou Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array, será composto inicialmente por 66 antenas, desenhadas para observar o universo na radiação com comprimentos de onda milimétrico e submilimétrico. O principal conjunto irá consistir de 50 antenas de 12 metros cada uma que podem se espalhar por uma distância de 150 metros até 16 km. Em adição ao conjunto principal, o ALMA também terá um conjunto compacto composto de 4 antenas de 12 metros mais 12 antenas de 7 metros. Usando a técnica da interferometria, o ALMA trabalhará como um único telescópio gigantesco, permitindo aos astrônomos observarem o universo frio com resolução e sensibilidade sem precedentes. Das altas altitudes dos Andes, o ALMA fornecerá uma contribuição revolucionária para pesquisar a nossa origem cósmica.

O ALMA é uma construção astronômica internacional, uma parceria da Europa, América do Norte, e do Leste da Ásia em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA será liderada pelo ESO juntamente com seus parceiros o National Radio Astronomy Observatory (NRAO), dos EUA e pelo National Astronomical Observatory of Japan do Leste da Ásia. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança unificada e a administração da construção, do comissionamento e da operação do ALMA.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1134a/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .