Imagem Mostra o Pôr-do-Sol Com Miragem Superior na Costa Rica


A foto apresentada acima mostra o Sol na forma da letra grega ômega se pondo na costa norte do Oceano Pacífico da Costa Rica, próximo a Potrero Beach. A forma distorcida do disco solar é o resultado da miragem, as feições observadas na base do disco do Sol que parecem pés, são na verdade imagens invertidas da porção do Sol logo acima delas. Olhando bem no horizonte abaixo do Sol, pode-se ver que os pedaços escuros são na verdade pequenas ilhas rochosas que estão muito longe para serem observadas em condições atmosféricas normais. O observador que fez essa foto disse que costuma fotografar o pôr-do-Sol na Costa Rica, mas que essa foi a primeira vez que ele registrou tal fenômeno. Essa foto mostra claramente um exemplo da chamada miragem superior, quando os objetos parecem estar localizados em lugares mais altos do que a sua verdadeira posição. Esse tipo de miragem ocorre normalmente durante um processo de inversão quando uma camada de ar mais quente é prensada sobre o ar mais frio na superfície ou próximo dela. As camadas de inversão agem distorcendo a luz do Sol. Pelo fato dos raios de Sol serem refratados em direção à superfície pela camada de inversão, os afloramentos rochosos aparecem sobre o mar. Pode-se observar que o horizonte oceânico aparecem um pouco rugoso. Esse tipo de flutuação é normalmente observada com miragem superior. Essa foto foi feita no dia 22 de Junho de 2011. Sempre tenha cuidado ao observar o Sol protegendo sua vista.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/08/costa-rica-sunset-and-mirage.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.