fbpx

Imagem Mostra o Local de Pouso J No Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a Apenas 18 Km de Distância


Comet_on_30_September_NavCam


observatory_150105A imagem acima é uma montagem feita com as 4 imagens disponíveis no final desse post de 1024 x 1024 pixels. Essa imagem mostra em detalhe o Local J, ponto escolhido como local primário de pouso do módulo Philae da sonda Rosetta. A imagem acima foi feita a uma distância de 18.1 km do núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, no dia 30 de Setembro de 2014.

O efeito de rotação do cometa e o movimento da sonda nos 20 minutos que separam a imagem inicial da imagem final realizada nessa sequência, pode claramente ser visto comparando a primeira imagem (inferior esquerda) com a última (inferior direita). Feições visíveis na primeira imagem, como algumas depressões perto da parte direita, aparecem na sombra vinte minutos depois.


Philae_s_primary_landing_site_in_context


Mais uma vez, esses quatro frames contém um grande número de feições interessantes. Nos frames superiores, existem desfiladeiros muito íngremes, exibindo um claro acamamento horizontal com algumas ranhuras ou fraturas na vertical. Outras faces expostas, como aquelas vistas mais claramente no frame inferior esquerdo, apresentam uma pilha de rochas com pedregulhos discretos de tamanhos variados.

Em direção ao centro do frame inferior esquerdo, pode-se observar o começo das bordas expostas, novamente com pedaços de rochas em suas bases à medida que eles se apresentam mais erodidos. As regiões intermediárias são muito mais suaves, cobertas por um material de granulação fina, aparentemente esculpida nas ondulações de alguns locais, lembrando algumas das feições varridas por ventos que podem ser observadas em Marte e na Terra, mas essas feições no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko provavelmente estão relacionadas com a atividade do cometa, e o resultado de uma erosão diferencial que ocorre quando o material é levantado da superfície.

Toda a cena desaparece na sombra na parte inferior da imagem, correspondendo a paredes íngremes de uma grande depressão que define o anteriormente considerado candidato a ponto de pouso conhecido como Local B.


ESA_Rosetta_NAVCAM_140930_A


ESA_Rosetta_NAVCAM_140930_B


ESA_Rosetta_NAVCAM_140930_C


ESA_Rosetta_NAVCAM_140930_D1


Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/10/06/cometwatch-site-j-from-18-km/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo