fbpx

Imagem Mostra Netuno Em Infravermelho


A grande claridade observada nessa imagem infravermelha de Netuno foi possível de ser identificada graças a uma técnica de óptica adaptativa conhecida como “rubber mirror”. Aqui, os espelhos montados no novo instrumento Palomar High Angular Resolution Observer (PHARO) conectado ao Telescópio Hale de 200 polegadas são flexíveis de modo a remover os efeitos da turbulência da atmosfera da Terra.

Netuno é o oitavo planeta mais distante do Sol, uma distância igual a trinta vezes distância entre a Terra e o Sol. Netuno é o quarto maior planeta, possuindo quase quatro vezes o diâmetro da Terra. De maneira surpreendente, Netuno irradia quase o dobro da energia que recebe do Sol. Uma coisa fascinante da imagem acima é que ela foi feita a uma grande distância de Netuno, e através da atmosfera normalmente embaçada da Terra.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/5VbUGB/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/09/image-of-the-day-neptune-in-infrared-.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .