fbpx

Imagem Mostra Local Exato de Pouso do Rover Curiosity

O rover Curiosity da NASA pousou numa cratera marciana conhecida como Cratera Gale, que tem o tamanho aproximado de Connecticut e Rhode Island, combinados. O ponto verde na imagem acima mostra exatamente onde o rover pousou, dentro da elipse determinada como alvo para o pouso em Marte.

Essa visão obliqua da Cratera Gale, e o Mount Sharp no centro, é derivada de uma combinação de dados de elevação e imagens de três sondas que orbitam o planeta Marte. A visão acima foi feita em direção a sudeste. O Mount Sharp se ergue a 5.5 quilômetros acima do assoalho da Cratera Gale.

A imagem combina dados de elevação obtidos pela High Resolution Stereo Camera a bordo da sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia, e dados de imagens obtidos pela Context Camera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, além das informações de cor obtidas pelas imagens da Viking Orbiter. A imagem acima não possui exagero vertical.

Fonte:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4461

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .