Imagem Mostra o Intrigante Terreno de Hydraotes Chaos Em Marte

A imagem acima de Marte foi feita pelo instrumento THEMIS a bordo da sonda Mars Odyssey e mostra um terreno muito intrigante e caótico na região conhecida como Hydraotes Chaos. O terreno caótico é normalmente feito de vales pontuados com numerosas mesas e colinas bem como por cavidades ocasionais. Essas feições normalmente se combinam de uma maneira que fazem com que sejam observadas como padrões. O terreno no centro da imagem lembra uma teia de aranha, com muitas feições intercambiadas.

A região de Hydroates Chaos mede cerca de 300 km de Leste para Oeste e cerca de 350 km de Norte para Sul e localiza-se num vale que faz divisa a nordeste com Ganges Chasma e a leste do Valles Marineris. Os canais observados nessa imagem foram criados por inundações catastróficas da região ocorridas a aproximadamente 2 a 3.8 bilhões de anos atrás.

Essa idade foi determinada através da contagem de crateras na superfície, um método usado pelos cientistas para determinar a idade relativa de terrenos pertencentes a corpos extraterrestres. A ideia é que quanto mais crateras existam em uma região, mais velha é essa feição já que as feições recentes pouco provavelmente são atingidas por muitos impactos de asteroides.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/03/mars-photo-of-day-mar-27-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.