Imagem Mostra em Detalhe Os Picos Centrais da Cratera Hokusai em Mercúrio

EN0220460258M.map

observatory_150105A imagem acima foca nos picos centrais e no material derretido pelo impacto da cratera Hokusai. O contraste entre os lados iluminados desses picos e suas sombras faz dessa uma imagem impressionante. É interessante notar que o assoalho suave ao redor das montanhas foi formado pelo resfriamento do material derretido pelo impacto gerado pelo calor e pela energia do impacto original. O nome da cratera foi dado em homenagem ao pintor japonês Katushika Hokusai (1760 – 1849) que possuía uma pequena obsessão pelo Monte Fuji. O trabalho mais conhecido de Hokusai é O Monte Fuji Visto Abaixo de Uma Onda em Kanagawa (imagem abaixo).

hb_JP1847

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de observações planejadas de alta resolução. As observações planejadas de alta resolução são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel das imagens usadas no mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa resolução, mas normalmente algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1194

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo