fbpx

Imagem Mostra Detalhes de Cânions Em Marte

marscanyon

observatory_150105Hydrae Chasma é uma depressão profunda e circular localizada em Marte com aproximadamente 50 quilômetros de diâmetro situada entre Juventae Chasma ao norte e ao grande sistema de cânions Valles Marineris ao sul. A Chasma possui paredes íngremes flanqueadas por numerosos deslizamentos de terra e por uma massiva escarpa ao longo da borda sul onde a superfície colapsou para dentro da depressão.

A imagem acima é uma imagem detalhada mostrando uma montanha isolada com um topo plano (conhecido como mesa) se erguendo do mar de dunas localizado no centro da Hydrae Chasma. Dunas de coloração mais escura, provavelmente constituídas de areias basálticas, formam um leque ao longo da base da margem norte da mesa. O lado oeste da mesa é gentilmente inclinado e é composto de uma base altamente fraturada por rochas de tonalidade clara. Ela é sobreposta por uma alternância de unidades que formam desfiladeiros com camadas claras e escuras e é coberta por uma camada de sedimentos contendo ainda mais dunas.

A sequência de camadas está presente somente no interior dos depósitos e não nas paredes da Chasma. Depósitos similares estão localizados no assoalho do Valles Marineirs e em outras feições parecidas e podem ser parte do sedimento remanescente de lgos antigos formados dentro dos sistemas de cânions.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2012/02/space-photo-of-the-day/?pid=5837

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo