Imagem Mostra a Lua Crescente, Vênus e Mercúrio em Conjunção

A foto acima mostra uma bela paisagem celeste composta do brilho rosa do crepúsculo, de uma fina Lua crescente e da conjunção planetária entre Vênus e Mercúrio, como observada da Cadeia Coyote perto de Fort Collins no Colorado no final de Outubro de 2011. Vênus parece flutuar entre as nuvens do tipo cirros. Abaixo e ligeiramente à direita de Vênus está o apagado Mercúrio, um pouco acima da silhueta da montanha. Pode-se notar o brilho da Terra no lado não iluminado da Lua crescente. Durante o começo de Março de 2012, Mercúrio estará perto do brilhante Vênus no final do dia. Contudo Mercúrio está muito difícil de ser observado e com o decorrer dos dias se tornará cada vez mais apagado. A foto acima foi feita em 28 de Outubro de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/03/crescent-moon-earthshine-venus-and-mercury.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.