fbpx
27 de fevereiro de 2024

Imagem Lembra o Sucesso do Foguete Centauro da NASA

A foto acima mostra trabalhadores no Propulsion Systems Laboratory no Lewis Research Center, agora o John H. Glenn Research Center, desenvolvendo o estágio superior do foguete Centauro. O Centauro foi um ambicioso foguete que usava oxigênio líquido e hidrogênio líquido. Ele foi o primeiro foguete a usar o hidrogênio como combustível de propulsão e passou por um período difícil de desenvolvimento. Mais tarde ele se tornou o estágio superior usado com sucesso em centenas de naves comerciais, militares e da NASA.

No dia 27 de Novembro de 1967, a NASA lançou com sucesso o primeiro Atlas/Centauro. Nenhuma carga foi carregada nesse lançamento, mas o poderoso foguete registrou um marco importante, foi o primeiro motor de um foguete a queimar hidrogênio líquido e oxigênio líquido. O grande sucesso de aplicação desse foguete seguiu rapidamente.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2400.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo