Imagem Feita Por Balão Meteorológico Impressiona Mostrando a Lua Sobre o Limbo da Terra

lua_balao_terra

observatory_150105Todo mundo gosta de ver imagens como essa, feitas por astronautas a bordo da ISS, que mostram a Lua nascendo ou se pondo sobre o limbo da Terra. Porém, a imagem acima, embora pareça, não foi feita por um astronauta na ISS.

Essa bela, nítida e clara imagem foi feita, na verdade, foi feia por um balão meteorológico a 26200 metros acima da superfície da Terra, e não foi por acaso que o astrofotógrafo Patrick Cullis registrou a Lua, ele planejou fazer esse registro.

“Uma vez que eu tinha certeza que o tempo estaria bom para o lançamento eu realmente planejei o momento necessário para fazer o lançamento de modo que a Lua pudesse aparecer no frame”, disse Patrick. “Além do planejamento, definitivamente eu também tive sorte já que a câmera não fica parada mas sim se movimentando aleatoriamente abaixo do balão”.

Ele chamou essa imagem da Lua da Divisória, já que ela mostra a região no EUA conhecida como Divisória Continental no Colorado. “A I-70 pode ser vista serpenteando da parte inferior para a parte superior central em direção a Georgetown (o vale que se estica da esquerda para a direita da imagem), Loveland Pass, e o Eisenhower Tunnel”, explica Patrick. Outras feições podem ser observadas na descrição da imagem no flickr ( http://www.flickr.com/photos/pcullyphoto/9153793833/in/pool-universetoday).

Fonte:

http://www.universetoday.com/103203/no-this-image-was-not-taken-from-the-space-station-but-it-sure-looks-like-it/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo