Imagem Feita Pelo Hubble Mostra Parte da Famosa Nebulosa da Carina

Com a aparência de uma obra de arte abstrata pintada por mãos talentosas, essa imagem é na verdade uma imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA de uma pequena seção da Nebulosa da Carina. Parte dessa imensa nebulosa foi documentada na bem conhecida imagem da Montanha Mística, e outros partes também já foram imageadas em detalhe pelo Hubble.

A Nebulosa da Carina por si só é uma região de formação de estrelas localizada a aproximadamente 7500 anos-luz de distância da Terra na constelação céu do sul Carina ( A Quilha, parte do barco de Jasão, o Argo). Estrelas na sua infância brilho com ferocidade tão grande que a radiação emitida por elas cava o gás ao redor esculpindo grandes estruturas. Os grânulos de poeira na direção da parte superior direita da imagem parecendo com tinta jogada no leita, foram formados dessa maneira. Tem sido sugerido que eles são na verdade casulos para a formação de novas estrelas.

A Nebulosa da Carina é na sua maior parte constituída de hidrogênio, mas existem outros elementos, como oxigênio e enxofre. Isso fornece a evidência de que a nebulosa é no mínimo parcialmente formada por partes remanescentes de gerações anteriores de estrelas onde a maior parte dos elementos mais pesados que o hélio já haviam sido sintetizados.

As estrelas mais brilhantes na imagem não são na verdade parte da Nebulosa da Carina. Elas estão muito mais perto de nós funcionando essencialmente como o primeiro plano para a Nebulosa da Carina que se encontra no plano de fundo.

Essa imagem foi criada a partir de imagens feitas com a Wide Field Planetary Camera 2 do Hubble. As imagens feitas através do filtro azul, F450W, foram coloridas de azul e as imagens feitas através do filtro amarelo/laranja, F606W foram coloridas de vermelho. O campo de visão dessa imagem é de 2.4 por 1.3 arcos de minuto.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1127a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.