fbpx

Imagem Feita Com o Satélite ALOS Mostra os Tentáculos de Medusa de Madagascar

O estuário de Betsiboka na parte noroeste de Madagascar é mostrado nessa imagem feita pelo satélite de observação do Japão ALOS.

Aqui, o maior rio do país flui dentro da Baía de Bombetoka, que se abre no Canal de Moçambique.

A coloração vermelha das barras de areia e das ilhas entre os tentáculos semelhantes ao de uma medusa, vem dos sedimentos lavados das colinas que são carregados dentro da corrente dos rios durante as chuvas pesadas.

O mangue é a vegetação dominante ao longo das costas das ilhas, abrigando comunidades de moluscos e crustáceos que servem como habitat para tartarugas marinhas, pássaros e para o peixe-boi.

A cidade portuária de Mahajanga pode ser vista no canto superior esquerdo da imagem. Ela é o lar de aproximadamente 130000 pessoas e é o destino turístico ideal pois em boa parte do ano é um lugar quente e seco.

No canto inferior direito está Marovoay, onde a maioria dos seus 65000 habitantes são fazendeiros.

A agricultura é evidente nessa imagem: camarão e fazendas de arroz são comuns perto da água nessa área, enquanto que plantações de café florescem na terra ao redor.

O ALOS, ou sigla para Advanced Land Observation Satellite registrou essa imagem no dia 17 de Setembro de 2010, com o instrumento AVNIR-2, ou Advanced Visible and Near Infrared Radiometer.

O ALOS foi apoiado como a chamada Third Party Mission, o que significa que a ESA o utilizava em conjunto com múltiplas missões em terra para adquirir, processar, distribuir e arquivar os dados do satélite para os usuários dos projetos e da missão e para a comunidade.

Em Abril de 2011, o satélite abruptamente perdeu potência enquanto mapeava a costa japonesa atingida por uma tsunami.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMK6VITPQG_index_0.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .