Imagem Espetacular do VLT Mostra Detalhes da Galáxia NGC 6902

Descoberta no ano de 1836 por John Herschel, a NGC 6902 é uma galáxia em espiral situada a mais de 130 milhões de anos-luz de distância na constelação do Sagitário. Esta imagem foi obtida pelo instrumento MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer), montado num dos telescópios de 8,2 metros de diâmetro que compõem o Very Large Telescope (VLT) do ESO, e mostra a galáxia de uma perspectiva única. Um zoom em direção ao centro da galáxia, a imagem mostra um anel nuclear onde podemos ver o brilho laranja da formação estelar intensa.

No interior deste anel situa-se uma pequena e tênue barra de estrelas. Os pesquisadores descobriram que as estrelas no seu interior se distribuem de forma diferente dependendo da idade, com as estrelas mais jovens alinhadas ao longo da barra e as estrelas mais velhas mais dispersas. Esta distribuição de estrelas jovens e velhas no interior da barra central da NGC 6902 confirma as previsões feitas há vários anos por modelos e simulações. Esta é a primeira vez que estas previsões de estrutura galáctica são confirmadas por observações, o que se deve à notável resolução espacial do instrumento MUSE.

Crédito:

ESO/TIMER survey