Imagem Espetacular do Lançamento do Falcon 9 Com a CRS-15 Rumo a ISS

Na manhã do dia 29 de Junho de 2018, foi lançado desde a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida um foguete Falcon 9 levando uma cápsula Dragon, ambos da empresa SpaceX, rumo a ISS. A foto acima é impressionante e mostra como foi o lançamento. Essa foto é uma única foto com tempo de exposição de 277 segundos, feita desde o topo do Vehicle Assembly Building da NASA, e mostra de forma espetacular como foi o lançamento do Falcon 9, cerca de 45 minutos antes do Sol nascer. Na alta altitude, a pluma de exaustão gerada pela separação do primeiro e do segundo estágio é iluminada pelo Sol que ainda estava abaixo do horizonte. O primeiro estágio desse foguete Falcon 9 já havia sido lançado antes, na verdade, 72 dias antes na missão TESS, em 18 de Abril de 2018. Para esse lançamento da Commercial Resupply Service, a chamada missão CRS-15, a SpaceX, usou uma cápsula Dragon que também já havia sido usada antes. Nesse lançamento não aconteceu o pouso do primeiro estágio, pois a intenção da SpaceX foi terminar com os seus chamados Block 4. No dia 2 de Julho de 2018, a cápsula Dragon, chegou e foi capturada pelo braço robótico da ISS.

Fonte:

[https://apod.nasa.gov/apod/ap180704.html]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.