fbpx
25 de fevereiro de 2024

Imagem e Vídeos Mostram Como Foi O Transporte Da Nave Soyuz Para A Base De Lançamento


A  imagem acima mostra a nave Soyuz TMA-03M sendo rolada por seu trem a caminho da base de lançamento no Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, nessa segunda-feira, dia 19 de Dezembro de 2011. O lançamento da Soyuz com a Expedição 30 que inclui o comandante da Soyuz Oleg Kononenko da Rússia, o engenheiro de voo da NASA Don Pettitt e o astronauta da Agência Espacial Europeia Andre Kuipers está programado para acontecer às 10:16 hora de Brasília da próxima quarta-feira, dia 21 de Dezembro de 2011.

O vídeo acima mostra a nave Soyuz TMA-03M e seu foguete sendo movidos para a base de lançamento no Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão nessa segunda-feira dia 19 de Dezembro de 2011, para os preparativos finais que antecedem o lançamento do dia 21 de Dezembro de 2011. O trio de astronautas que partirá a bordo da Soyuz TMA-03M irá passar 5 meses na ISS se juntando ao comandante Dan Burbank da NASA, aos engenheiros de voo da Rússia, Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin, que estão em órbita a mais de um mês.

Esse outro vídeo acima é uma versão reduzida do primeiro e conta com uma excelente narração contando tudo que antecede ao lançamento dessa nave Soyuz rumo a ISS.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2133.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo