fbpx

Imagem do THEMIS Mostra Porção da Depressão Juventae Chasma em Marte


Juventae Chasma é uma enorme depressão de dimensões  250 km × 100 km, localizado em Marte que se abre em direção ao norte e forma o canal de escoamento Maja Valles.

A depressão de Juventae Chasma se localiza ao norte do Valles Marineris e corta por mais de 5 km as planícies de Lunae Planum. O leito da Juventae Chasma é parcialmente coberto por dunas de areia. Há ainda uma montanha de 2.5 km de altura no interior da Juventae, com extensão de 59 km 23 km de largura, cuja composição de depósitos de enxofre foi confirmada pela sonda da ESA, Mars Express. A MRO também descobriu sulfatos hidratados e óxidos ferrosos em Juventae Chasma.

A imagem acima mostra a margem sudoeste da Juventae Chasma. Como dito acima, localizada ao norte do Marineris Vallis, essa depressão é alongada na direção norte/sul mais do que na direção leste/oeste.

Fonte:

http://themis.asu.edu/node/5733


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .