Imagem do Satélite GOES-16 Mostra A Beleza Assustadora do Furacão Irma

O satélite da NOAA-NASA GOES-16 registrou essa bela imagem colorida do Furacão Irma passando pela parte terminal leste de Cuba, no dia 8 de Setembro de 2017, às 9 da manhã horário de Brasília. Os pesquisadores dizem que o olho do Irma deve se mover para perto da costa norte de Cuba e para a região central da Bahamas na sexta-feira, dia 8 de Setembro de 2017, e no sábado, dia 9 de Setembro de 2017, e para perto da Florida Keys e para o sul da Península da Flórida no domingo pela manhã. O Irma agora está como uma tempestade de Categoria 4, sustentando ventos perto dos 155 milhas por hora com rajadas maiores. Algumas flutuações na intensidade são provavelmente esperadas para o próximo dia, ou para os próximos dois dias, mas o Irma é previsto para se manter na poderosa Categoria 4 ao se aproximar da Flórida.

Criado pelos parceiros do NOAA no Cooperative Institute for Research in the Atmosphere, o mecanismo de melhoria de imagem experimental chamado de geocolor, mostrando aqui dados de um satélite geoestacionário em diferentes maneiras dependendo se está dia ou de noite. Essa imagem, registrada enquanto a luz do dia se move pela área, oferece uma mistura de feições noturnas no lado esquerdo da imagem com imagens diurnas no lado direito. Na parte noturna da imagem, as nuvens de água aparecem em tons azulados, as nuvens de gelo aparecem acinzentadas e esbranquiçadas, a água aparece preta, e a terra cinza. As luzes da cidade são parte de um fundo estático criado com os dados de imagens do VIIRS, e não mostra nenhum problema com a rede elétrica. Na imagem de dia, a terra e a água rasa aparecem em cor verdadeira.

Os dados do GOES-16 são atualmente experimentais e estão sendo submetidos a testes e então não devem ser usados de forma operacional.

Crédito da Imagem: NOAA/CIRA

Legenda: NOAA

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/geocolor-image-of-hurricane-irma

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.