fbpx

Imagem do Satélite Aqua da NASA Mostra Cobertor de Neve Sobre a Costa Leste Americana


A imagem acima feita com o instrumento MODIS a bordo do satélite Aqua da NASA no dia 30 de Outubro de 2011 às 13:30, hora de Brasília, mostra a extensão da tempestade de neve que atingiu o nordeste americano no fim de semana do dia das bruxas se espalhando da West Virginia para o Maine ao longo da costa leste do EUA. A neve é vista cobrindo o solo, enquanto que as nuvens permanecem sobre o Oceano Atlântico.

Uma tempestade de neve no final do mês de Outubro que cobriu o leste do EUA quebrou os recordes para esse período do ano, ou seja, o fim de semana antes do dia das bruxas. O satélite Aqua da NASA sobrevoou a região no dia 30 de Outubro de 2011 após a tempestade de never ter encerrado na Nova Inglaterra e pôde desse modo capturar o cobertor branco fantasmagórico.

Uma área de alta pressão localizada sobre o sudeste do Canadá foi responsável por trazer o ar frio e que se combinou com uma baixa pressão próxima da costa da Carolina do Norte durante o fim de semana. O resultado foi uma tempestade de neve pouco comum para os estados da West Virginia e do Maine. À medida que a baixa pressão se movimentou para o norte, os ventos chegaram à Nova Inglaterra criando uma forte tempestade de neve e rajadas de ventos que derrubaram árvores e linhas de transmissão elétricas. Mais de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia durante o fim de semana e muitas ainda estão sem energia. A neve caiu cobrindo parte de Washington, D.C. e chegando a 27 polegadas em Plainfield, no oeste do estado de Massachusetts.

Quando o satélite Aqua da NASA passou sobre o nordeste do EUA no dia 30 de Outubro de 2011, às 13:30, hora de Brasília, o instrumento MODIS pôde capturar com detalhe imagens do cobertor branco no solo. A imagem acima foi criada no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md.

Embora a tempestade de neve tenha acabado, os danos ainda podem ser vistos em Nova Jersey, Connecticut, oeste de Massachussets e partes de Nova York, locais que foram atingidos com força pela neve.

Fonte:

http://www.flickr.com/photos/gsfc/6299087862/sizes/o/in/photostream/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo