fbpx

Imagem Do Limbo De Mercúrio Feita Pela Sonda MESSENGER Destaca Inúmeras Crateras e Bacias do Planeta

EW0211284337G.nomap

observatory_150105Essa imagem feita com a câmera WAC (Wide Angle Camera) mostra uma grande porção do planeta Mercúrio, numa representação conhecida como imagem de limbo. Proeminente nessa imagem está a Cratera Waters na parte superior esquerda, essa cratera se destaca na imagem devido aos seus raios brilhantes e ao fluxo de material derretido por impacto escuro. Também pode ser identificável na imagem acima, a Bacia Beethoven, bem como a Cratera Bello, a Cratera Rumi, a Cratera Philoxenus e parcialmente visível a Rupes Palmer.

Essa imagem foi adquirida como parte da observação colorida planejada de alta resolução. Observações coloridas planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio em resoluções bem maiores que os tradicionais 1 km/pixel usadas no mapa base de 8 cores. Durante a missão primária de um ano da sonda MESSENGER, centenas de observações coloridas planejadas foram obtidas. Durante a missão estendida da sonda MESSENGER, as observações coloridas planejadas de alta resolução são mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobriu o hemisfério norte com as imagens coloridas de maior resolução possível.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1196

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo