fbpx

Imagem do Landsat-7 Mostra Em Riqueza de Detalhes Os Contrastes da Região da Baía de San Francisco

San_Francisco_Bay_Area

observatory_150105A imagem acima adquirida pelo satélite Landsat-7 em 2 de Janeiro de 2013, mostra a área da Baía de San Francisco no estado norte-americano da Califórnia.

A Baía é na verdade um estuário, onde as águas dos rios Sacramento e San Joaquin encontram o Oceano Pacífico.

Na seção superior da imagem, nós podemos ver o delta dos rios e a água marrom coberta de sedimentos fluindo para a Baía.

O colorido retalho no centro da imagem é uma coleção de áreas inundadas, incluindo salinas, restingas e lodaçais.

A costa da Baía inclui um grande número de refúgios para a vida selvagem. Essa área é uma importante parada para aves migratórias, e a lama exposta da Baía fornece uma importante fonte de alimento para essas aves.

A cidade de San Francisco está na península, na parte central esquerda da imagem.

Se você aproximar a imagem poderá ver a Ponte Golden Gate, que cruza a abertura da Baía no Oceano Pacífico entre San Francisco e Marin County. Completada em 1937, a ponte suspensa tem um comprimento total de 1280 metros.

O que parece ser uma linha reta correndo diagonalmente desde a Península de San Francisco através da floresta é a famosa Falha de San Andreas. Essa falha representa a borda de duas placas tect6onicas e é responsável pelo alto risoc de terremotos da área.

Em contraste com a área urbana densamente povoada ao redor da Baía, o Los Padres National Forest aparece com uma coloração verde escura na parte inferior da imagem e a cadeia de montanhas Diablo para o norte e leste é uma área de ranchos privados e parques.

As imagens feitas pelo satélite Landsat-7 representam a maior parte das imagens da superfície da Terra mostradas nas páginas web de serviços como o Google Earth e o Google Maps.

Compare a imagem do Landsat-7 acima com a imagem abaixo feita pelo instrumento HRC do satélite Proba-1. Nessa imagem abaixo pode-se ver a ponte Golden Gate em detalhe.

San_Francisco_California_-_HRC_image_-_6_October_2002

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth/Earth_from_Space_The_Bay_Area

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .