fbpx

Imagem do HiRISE Mostra a Trajetória Percorrida Pouco Antes e Pouco Depois da Opportunity Alcançar a Cratera Endeavour em Marte


A imagem acima foi feita da órbita de Marte e mostra o caminho percorrido pela sonda da NASA Mars Exploration Rover Opportunity nas semanas em torno da chegada da sonda ao anel da cratera Endeavour em Marte. O número sol, número de dias em Marte decorridos desde o pouso da sonda, é indicado ao longo da trajetória. O Sol 2674 corresponde ao dia 2 de Agosto de 2011, o Sol 2688 corresponde ao dia 16 de Agosto de 2011.

A trajetória mostrada na imagem acima leva a sonda diretamente até a rocha informalmente chamada de Tisdale 2, que é um bloco de material ejetado durante o processo de escavação da pequena cratera chamada Odyssey no fragmento de anel da cratera Endeavour denominado de Cape York. O fragmento de anel próximo à Endeavour ao sul é chamado de Ponto Sutherland e o vazio existente entre o Cape York e o Ponto Sutherland é a chamada Baía Botnay.

A imagem base do mapa é uma porção de uma imagem feita pelo instrumento conhecido como High Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE, instrumento esse que viaja a bordo da sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter, essa imagem base foi adquirida em 23 de Julho de 2010. Outro produto dessa observação feita pela sonda MRO é mostrado abaixo.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14537


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .