fbpx

Imagem do Envisat Mostra Costa Sudeste do Brasil


Essa imagem do Envisat mostra uma porção da costa sudeste do Brasil, o maior e mais populoso país da América do Sul.

Três estados do Brasil localizados ao longo da costa do Oceano Atlântico são visíveis nessa imagem: Rio de Janeiro, Espírito Santo, e uma pequena porção do sul da Bahia. Essas áreas costeiras possuem um clima tropical, ideal para o turismo e que apresenta belas praias. Na parte sul da imagem pode-se ver um conjunto de nuvens cobrindo a segunda maior cidade do Brasil, Rio de Janeiro.

Na parte interna do Brasil, como é mostrado na imagem acima está o estado de Minas Gerais, caracterizado por sua diversidade geográfica, que varia desde montanhas até o cerrado. Essa região é a maior produtora de leite e de café do Brasil.

Boa parte da área mostrada na imagem acima é coberta pela Floresta Atlântica, ou Mata Atlântica como chamamos é uma área prioritária de conservação.

A Mata Atlântica é uma região que possui uma diversidade única de vegetação e de tipos de florestas, mas tem sido praticamente que totalmente destruída pela atividade humana. Plantações de cana de açúcar e de café ameaçam o hábitat de várias espécies de plantas e de animais, juntamente com a expansão das áreas metropolitanas como o Rio de Janeiro.

Essa imagem foi adquirida no dia 18 de Agosto de 2011, através do instrumento Medium Resolution Imaging Spectrometer do Envisat em modo de resolução completa.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMTYW6UXSG_index_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .