Imagem do Dia – Aurora Em Forma De Bandeira Iluminou Os Céus da Suécia Em 2015

Em meados de março de 2015, uma intensa Ejeção de Massa Coronal, ou CME, direcionada diretamente para a Terra, levou a uma das mais intensas tempestades geomagnéticas dos anos recentes. O resultado visual disso foi a aparição de belas auroras cobrindo muitos países localizados próximos aos polos magnéticos do nosso planeta. A imagem acima mostra uma dessas auroras que surgiram em Kiruna, na Suécia. A imagem mostra uma forma um pouco incomum para auroras, uma cortina, parecendo uma bandeira estendida com cerca de 50 km de altura, com a cor verde emitida pelas partículas localizadas na atmosfera baixa da Terra, e a cor vermelha indicando as regiões mais altas da atmosfera. Não é claro onde a cor roxa se origina, e ela é rara de se ver numa aurora, mas ela pode se desenvolver a partir de uma aurora azul bem incomum em altitudes muito mais baixas de onde aparecem as auroras verdes, sobrepostas com uma aurora muito mais alta que a vermelha. Depois de passar pelo mínimo de atividade, nos últimos anos, o Sol começa a “acordar” e as auroras iluminando os céus da Terra serão cada vez mais comuns a partir de agora, colorindo e iluminando nossas noites.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap210314.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.