fbpx
25 de fevereiro de 2024

Imagem de Topografia e Albedo da Cratera Floronia no Asteroide Vesta Feita Pela Sonda Dawn


As imagens acima feitas pela câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA mostram a cratera de 12 km de diâmetro no asteroide Vesta, conhecida como Floronia. Essa cratera domina a sua região e por esse motivo essa região é conhecida como quadrante Floronia. A cratera Floronia é a cratera do meio na coluna vertical de 3 crateras, que estão ligeiramente afastadas do centro da imagem. A imagem da esquerda é uma imagem de albedo, ou seja, mede a razão entre feições brilhantes e escuras na superfície do asteroide Vesta. A imagem da direita, usa a mesma imagem de albedo como base mas recebe então uma representação colorida onde cada cor indica a altura de uma determinada feição topográfica na superfície do asteroide. A topografia é calculada a partir de um conjunto de imagens que foram obtidas a partir de ângulos de visada ligeiramente diferentes de modo que essa diferença permita reconstruir a estereografia da região. Na imagem da direita as áreas coloridas de branco e vermelho na parte inferior da imagem são as áreas mais altas e as áreas em azul na parte superior da imagem são as áreas mais baixas. As cores mostram então que a cratera Floronia pode ser razoavelmente profunda já que as cores variam de verde no seu anel para azul no seu interior.

Essas imagens estão centradas no Quadrante Floronia do asteroide Vesta e as coordenadas do centro da imagem são, 36.1?N, 307.2?E. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com sua câmera de enquadramento no dia 24 de Outubro de 2011. Essas imagens foram obtidas através do filtro limpo da câmera da sonda. A distância da sonda Dawn para o asteroide Vesta, era, no momento da imagem de 700 km, e a imagem tem uma resolução de 70 metros por pixel. Mais uma vez essa imagem foi adquirida como parte da fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão e as imagens foram projetadas em mapa usando a projeção Lambert-azimutal.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20111208



Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo