Imagem de Parte da Cratera Botticelli Inaugura Nova Campanha de Imageamento da Sonda MESSENGER

botticelli

observatory_150105A imagem acima destaca o primeiro conjunto de imagens coloridas feitas pela nova campanha de imageamento da sonda MESSENGER em Mercúrio, campanha essa chamada de imagens coloridas de ângulo de fase mínima. Perto da região polar norte, o ângulo de incidência, medido a partir da vertical, é sempre alto, pois o Sol está baixo no horizonte. A campanha de imageamento colorido de ângulo de fase mínima, adquiri imagens o mais próximo da direção de iluminação solar possível, o que minimiza a fase do ângulo e assim as sombras na área estudada. As imagens são adquiridas através de cinco dos filtros coloridos de banda estreita da câmera WAC, para as regiões de 60ºN, com uma resolução média de 500 metros/pixel.

Com essa campanha de imageamento, a equipe da sonda MESSENGER, pesquisará por diferenças espectrais entre as planícies suaves do hemisfério norte de Mercúrio e o material ejetado das crateras que poderiam indicar diferenças composicionais. A imagem acima mostra uma porção da cratera Botticelli, que não parece ter um forte contraste de cor com a região ao redor.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1125

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo