Imagem de Alta Resolução Mostra Pequena Cratera Em Montanha de Mercúrio

EN1044663950M.map


observatory_150105A imagem acima é uma das imagens de mais alta resolução feitas pela sonda MESSENGER da superfície de Mercúrio com uma escala de somente 3 metros por pixel. Ela mostra uma pequena cadeia com uma cratera em sua crista. A pequena cratera é uma cratera simples. Se você olhar na área ao redor da cratera, você pode ver muitas crateras que são até mesmo menores. Como a sonda MESSENGER continua passando perto da superfície de Mercúrio, imagens de alta resolução como essa ainda serão feitas, permitindo assim, que os cientistas, e o público em geral, observe o planeta Mercúrio como nunca foi visto antes.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento de baixa altitude do instrumento MDIS. Durante a segunda missão estendida da sonda MESSENGER, a sonda faz aproximações cada vez maiores da superfície de Mercúrio, permitindo assim a aquisição de dados espaciais de alta resolução. Para as altitudes da sonda abaixo dos 350 quilômetros, as imagens obtidas pela câmera NAC possuem uma resolução que varia de 20 metros a 2 metros por pixel.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1405


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.