Imagem de Alta Resolução da Sonda MESSENGER Mostra Picos Escavados Em Grande Cratera De Mercúrio

EN0213547274M-1.map

observatory_150105Focando nos picos centrais de uma grande cratera sem nome entre as crateras Stravinsky e Velasquez, essa imagem mostra em detalhes as cavidades tanto no assoalho como nos picos. É interessante notar que as cavidades parecem seguir a forma do anel de pico central, e são vistas em concentrações inferiores no assoalho da cratera. Outra interessante observação é que a grande cavidade no centro da imagem tem uma aparência muito jovem. Isso sugere que algumas cavidades são feições relativamente jovens, e poderiam estar em processo de formação hoje em dia.

A imagem acima foi adquirida como parte das observações planejadas de alta resolução. As observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixels, usadas no mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1197

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo