fbpx

Imagem de Alta Reoslução Mostra Detalhes da Cratera Michelangelo em Mercúrio

EN0241236952M.nomap

observatory_150105A imagem acima mostra a bacia de anel de pico Michelangelo vista próxima do terminador do planeta Mercúrio. A Cratera Hawthorne (fora do campo de visão dessa imagem na parte superior direita) pode ser a fonte das correntes de crateras secundárias que cruzam a bacia. O norte na imagem acima está apontando para baixo.

Essa imagem foi adquirida como uma observação programada de alta resolução. Observações planejadas são imagens de pequenas áreas da superfície de Mercúrio  feitas numa resolução muito maior que os 200 metros por pixel das imagens obtidas para a geração do mapa base morfológico de Mercúrio. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas tipicamente algumas áreas de grande interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1076

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo