Imagem da Sonda MESSENGER Mostra Variações Locais de Composição na Superfície de Mercúrio

EW0225100800G.3band.mapped

observatory_1501054Apesar da resolução relativamente dessa imagem, 1.6 km/pixel, diferenças claras podem ser observadas entre o material de baixa refletância relativamente azul, e o terreno próximo. Enquanto uma grande cratera perto da parte central esquerda da imagem escavou o material de baixa refletância, outra cratera ao norte expôs um depósito mais brilhante e avermelhado, sugerindo que essa região é o lar de composições que são heterogêneas em escalas bem locais.


Essa imagem foi adquirida como parte do mapa base oito cores. O mapa base de 8 cores é composto de imagens da câmera WAC feitas através de oito diferentes filtros de banda curta e cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 1 km/pixel. As imagens coloridas de mais alta qualidade são obtidas para a superfície de Mercúrio enquanto tanto a sonda MESSENGER, como o Sol está a pino, assim as imagens normalmente são feitas com condições de visualização de baixo ângulo de incidência e baixo ângulo de emissão.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1239

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.