fbpx

Imagem da Sonda LRO Tenta Buscar a Explicação de Por Que As Crateras Sarton Y e Z na Lua São Diferentes das Demais Crateras da Região


Nas terras altas da Lua, nas coordenadas 51.3?N, 121.4?W, as crateras Sarton Y e Z se destacam entre as outras crateras.   Outras crateras na região possuem o interior preenchido, contudo, a Sarton Y e Z são as únicas duas crateras que também possuem o interior fraturado. Por que isso? O que faz das crateras Sarton Y e Z crateras especiais? Talvez o impacto subsequente da Sarton Y permitiu que o material em ambas as crateras passassem por uma evolução térmica diferente  das outras crateras ao redor, possivelmente causando o fraturamento à medida que o interior da cratera resfriava. Existia diferença no material quando a Sarton Y e Z se formaram? Ambas as crateras mostram evidências de escorregamento, mas isso também é observado em outras crateras da região. Uma explicação possível é que a idade ou a composição dos bólidos que atingiram a Lua e formaram as crateras Sarton Y e Z tenha tido um papel crucial na formação dessas crateras.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/473-Two-of-these-things-are-not-like-the-others.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .