Imagem da Sonda Dawn Mostra Detalhes Nunca Antes Observados do Asteroide Vesta

O que faz a superfície do asteroide Vesta ter essa aparência? O asteroide mais brilhante do Sistema Solar e o objeto que abriga 10 por cento de toda a massa do cinturão principal de asteroides nunca tinha sido visto com esse grau de detalhes antes. Nas últimas semanas, contudo, a sonda robótica Dawn da NASA tornou-se a primeira sonda a se aproximar do Vesta. Alguns dias atrás, pouco depois de ter entrado na órbita do asteroide, a sonda Dawn fez a imagem acima. Imagens anteriores mostram o Vesta como um velho e castigado mundo, coberto por crateras, bulbos, rochas e desfiladeiros. O estudo do Vesta pode fornecer pistas sobre a época de formação do Sistema Solar, e sobre como um mundo nada comum pode ser um dos maiores protoplaneta remanescentes dessa época. Após um ano estudando o Vesta, a sonda Dawn deixará a sua órbita, e em 2015, se aproximará do único objeto no cinturão de asteroides que é maior que o Vesta, o gigantesco asteroide Ceres.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110719.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.