Imagem da Paisagem Marciana Comemora o Aniversário de Pouso da Mars Pathfinder no Planeta Vermelho

pathfinder_full

observatory_150105A sonda Mars Pathfinder foi lançada no dia 4 de Dezembro às 02:58:07, hora de Brasília, num foguete Delta II. Depois de uma viagem tranquila, a sonda pousou sã e salva na superfície de Marte, no dia 4 de Julho de 1997. O primeiro conjunto de dados foi recebido depois das 17:00 seguido por um lançamento de imagens às 21:30. O rover Sojourner, com três componentes Lewis, começou seu treking por Marte, retornando imagens e outros dados durante o período de três meses. Após operar na superfície de Marte por três vezes mais do que o planejado e retornar para a Terra uma tremenda quantidade de novas informações sobre o Planeta Vermelho, a missão Mars Pathfinder da NASA completou a última transmissão com sucesso de dados da Pathfinder às 07:23, hora de Brasília no dia 27 de Setembro de 1997.

Uma visão panorâmica do local de pouso da Pathfinder em Ares Vallis revelou traços de um passado mais quente e mais úmido, mostrando uma cobertura de planície de inundação com uma variedade de tipos de rochas, pedregulhos, calhaus e seixos arredondados e semi-areedondados. Acredita-se que essas rochas e seixos tenham sido carregadas e depositadas por inundações que ocorreram no início da evolução de Marte nas regiões Ares e Tiu perto do local de pouso da Pathfinder.

A imagem acima, que na verdade é um mosaico de coloração realçada de 75 frames feitas pelo Imager da Mars Pathfinder, observa o terreno marciano para o sudoeste em direção ao Rock Garden, um aglomerado de rochas grandes e irregulares inclinadas na direção do fluxo das inundações. O rover da missão Pathfinder, o Sjourner, é mostrado contra uma rocha denominada de Moe. O pico sul das duas colinas, conhecidas como Twin Peaks, pode ser visto no horizonte a aproximadamente 1 km do módulo de pouso. A superfície rochosa é composta de material lavado desde as terras altas e que depositou nesse antigo canal de fluxo, por meio de uma inundação catastrófica.

A sonda de notável sucesso Mars Pathfinder, é parte do programa Discover da NASA de missões rápidas e de baixo custo com objetivos científicos muito focados, e foi a primeira sonda a explorar Marte em mais de 20 anos. Ao todo, durante seus três meses de operações, a missão retornou 2.6 gigabits de dados, dos quais incluíram mais de 16000 imagens da paisagem marciana desde sua câmera de pouso, 550 imagens do rover e aproximadamente 8.5 milhões de medidas de temperatura, pressão e vento.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/anniversary-of-the-mars-pathfinder-landing/#.UdY2hfm1HTo

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo